5 estratégias para emagrecer rápido e com saúde
- Dr. Gabriel Magalhães
- 27 de jan.
- 4 min de leitura

Me assusta o tanto de dieta milagrosa que existe por aí, prometendo emagrecer rápido. O grande problema é que a maioria não ajuda na manutenção do peso em longo prazo e ainda pode prejudicar e muito a saúde.
Emagrecer rápido e com saúde requer alguns cuidados para que você não caia no efeito sanfona. Além disso, não dá para esquecer de que o emagrecimento saudável não é algo que se constrói da noite para o dia, mas sim com a adoção de hábitos mais saudáveis.
Mas há sim estratégias que ajudam a acelerar o emagrecimento, sem restrições excessivas e sem comprometer a sua saúde. E eu vou falar delas a seguir!
1. Trocas alimentares inteligentes
Muitas vezes, você não consegue emagrecer e não sabe por quê. E a resposta pode estar em algumas escolhas alimentares erradas.
Algumas substituições ajudam a reduzir as calorias ingeridas, a aumentar a saciedade e a melhorar a densidade nutricional da sua alimentação. Ou seja, menos calorias, menos fome, mais nutrientes.
Algumas trocas alimentares para emagrecer mais rapidamente:
Pão pelos ovos no café da manhã;
Petiscos e beliscadas por uma refeição;
Molhos prontos de salada por limão e ervas;
Refrigerante e suco por água gasosa ou chá;
Frituras por grelhados ou assados;
Barrinhas por whey protein;
Doces por frutas na sobremesa;
Carboidratos refinados por carboidratos complexos;
Embutidos e carnes processadas por peixes, carnes brancas e carnes magras.
Essas são algumas substituições que vão te ajudar a emagrecer rápido e de forma mais saudável.
2. Acompanhamento médico e medicação para emagrecer rápido
O mais importante no emagrecimento é a direção correta, em vez da velocidade. Isso porque o foco deve ser em manter um bom percentual de músculos e eliminar o excesso de gordura, além de conseguir manter o peso perdido.
Mas, se há uma maneira de emagrecer mais rapidamente sem prejudicar a sua saúde, é com acompanhamento médico.
Existem vários aspectos que impactam no emagrecimento e nem sempre você conseguirá identificá-los sem a ajuda de um especialista:
Padrão de fome;
Necessidade de medicação;
Transtornos alimentares;
Desequilíbrios hormonais;
Resistência insulínica;
Saúde intestinal;
Alterações na tireoide;
Deficiências nutricionais.
O médico irá te ajudar a tratar esses desequilíbrios metabólicos além de prescrever medicações que aceleram o emagrecimento.
Medicação para emagrecer

Existem medicações que ajudam no controle da fome, aumentam a saciedade e melhoram o perfil metabólico do paciente.
Ozempic (semaglutida) e Mounjaro (tirzepatida) são os mais conhecidos. De forma simplificada, são aplicações subcutâneas, feitas pelo próprio paciente, de substâncias que imitam hormônios do corpo, responsáveis pelo controle do apetite.
Pacientes chegam a perder entre 15 e 30% do peso corporal durante o tratamento, que envolve a medicação, plano alimentar e de exercícios.
3. Qualidade do sono
Pouca gente sabe, mas um sono reparador é determinante para emagrecer rápido e também para a saúde física e mental.
Dormir pouco ou não ter um sono reparador pode alterar a perda de gordura do organismo.
A restrição de sono cria um estado catabólico, que reduz a perda de gordura, aumenta o apetite e causa alterações no metabolismo. Além disso, é durante o sono que o corpo sintetiza importantes hormônios para o emagrecimento e para a manutenção dos músculos.
E não podemos esquecer de que um sono de qualidade ajuda no equilíbrio do cortisol, a reduzir o estresse e a melhorar a saúde mental. Isso também impacta em um outro desafio de quem quer emagrecer rápido: a fome emocional.
4. Exercícios de força
Se você associa o emagrecimento rápido com excesso de aeróbicos, precisa rever seus conceitos.
O ideal é associar exercícios aeróbicos e de força. Quanto mais músculos você tiver, mais acelerado será o seu metabolismo, mesmo em repouso. E isso ajuda a queimar calorias mais rapidamente.
Músculos também têm um papel importante no consumo energético e na regulação da glicose no organismo, o que ajuda a controlar a resistência insulínica e a reduzir o armazenamento de gordura.
Exercícios como caminhada, corrida, natação e bicicleta vão te ajudar a queimar gorduras, a melhorar seu preparo físico e sua saúde cardiopulmonar. Esse tipo de atividade estimula ainda a produção de neurotransmissores do prazer e do bem-estar.
Já os exercícios de força, como musculação, funcional e crossfit trabalham a hipertrofia. Como disse, um maior percentual de músculo acelera o metabolismo e melhora a composição corporal, que é um aspecto essencial do emagrecimento saudável.
5. Saúde mental
Sabemos que a saúde mental e os transtornos comportamentais são gatilhos para a fome emocional. Além disso, o estresse crônico eleva o cortisol e, consequentemente, aumenta a fome e a dificuldade de queimar gordura.
Pessoas que sofrem com estresse crônico têm 40% maior risco de serem obesas.
É preciso investir em terapias comportamentais e em um melhor manejo do estresse para melhorar a relação com a comida.
Pessoas estressadas, ansiosas ou deprimidas tendem a ter maior dificuldade em manter uma rotina de exercícios, outro impacto que dificulta emagrecer rapidamente. Atividades relaxantes, como yoga e meditação, além de técnicas de respiração e hobbies, podem ajudar muito a descansar a mente.
Conclusão
A maneira mais fácil e segura de emagrecer rápido e com saúde é contar com a ajuda médica e nutricional.
Dietas restritivas, dietas milagrosas, chás emagrecedores e medicações sem prescrição médica podem até levar a uma perda de peso acelerada, mas podem custar a sua saúde. Muitas delas são estratégias difíceis de serem mantidas em longo prazo e o resultado mais comum é o reganho de peso.
Emagreça de forma saudável e mantenha o peso perdido. Esse é o caminho que ofereço!
Um abraço,
Dr. Gabriel Magalhães
Médico CRM RJ-1040731 SP-219487
Comentários